Publicidade

Tudo sobre Anuidade do Cartão de Crédito

Tudo sobre Anuidade do Cartão de Crédito

Afinal, o que é anuidade do cartão? A anuidade de cartão de crédito é uma tarifa bancária que o banco ou instituição financeira poderá cobrar na prestação de serviços do uso do cartão fornecido.

Publicidade

Essa taxa é cobrada pela prestação de serviços baseado no uso do cartão pelo cliente, sendo voltada para o gerenciamento, administração, manutenção e monitoramento. Conforme o Banco Central, essa taxa é de responsabilidade dos bancos ou instituições financeiras.

Existem dois tipos de anuidade de cartão: a comum e a diferenciada. Basicamente a comum é o valor total da tarifa e a diferenciada é o mesmo valor dividido mensalmente durante os 12 meses. Sempre é bom considerar o valor total da tarifa para analisar se compensa ou não a contratação.

O valor médio de uma anuidade no Brasil é de R $250,00 e pode chegar a valores muito mais altos de acordo com o tipo do cartão contratado ou o produto solicitado. O valor é cobrado anualmente, mas costumeiramente é dividido mensalmente na fatura, o valor da tarifa é definido pelas instituições financeiras e repassado para o cliente.  Conforme o Banco Central, a taxa não é obrigatória.

Publicidade

Muitos bancos oferecem taxas de anuidade grátis no primeiro mês a fim de conquistar a confiança do cliente. 

Como evitar a anuidade do cartão

Cartão de crédito zero anuidade: Veja as melhores opções

A melhor forma de lidar com essa questão é contatar diretamente a instituição financeira em que possui conta. Através dos canais de atendimento fornecidos é possível negociar a melhor maneira de se livrar da taxa. O ideal é antes da contratação do serviço, observar se há a cobrança da tarifa e verificar a possibilidade de trocá-la por um serviço mais adequado ao perfil pessoal.

Uma boa alternativa é optar por cartões que já oferecem isenção de anuidade, pois já é um bom começo para economizar nas tarifas. No mercado atual é possível encontrar dezenas de intuições e bancos que oferecem zero anuidade e sem condições, bancos digitais são os mais indicados. Bancos físicos também possuem isenção da tarifa, porém alguns aplicam condições que devem ser seguidas, e no caso do não cumprimento à tarifa pode ser cobrada. Um exemplo de condição nesses casos é o valor mínimo mensal de gasto em cartão de crédito.

→ Saiba como antecipar a fatura do cartão de crédito

Publicidade

O que acontece se não pagar a anuidade?

Muitos se questionam as consequências de não pagarem a anuidade aos bancos.  As taxas são vinculadas diretamente na fatura do cartão de crédito e isso faz com que o não pagamento da tarifa também se torne o não pagamento da fatura do cartão. As consequências são juros sobre os valores da fatura e o cliente se torna inadimplente. O ideal é não atrasar nem um nem outro.

Se no caso o cliente se tornar inadimplente, cada instituição age da sua maneira, podendo ser de várias formas: bloqueio do cartão, solicitação para renegociação da dívida, cobranças por telefone, cobranças através de terceiros, entre outros meios.

Cartão vencido ou bloqueado:

Não é permitida a cobrança de anuidade para cartões que estejam bloqueados por qualquer natureza e nem sobre cartões vencidos. Se houver cobrança da taxa nessas condições é recomendado procurar a instituição financeira.

Quais bancos ou instituições não cobram anuidade?

Listamos alguns bancos que atualmente não cobram a tarifa de anuidade nos cartões:

  • Nubank, Neon, C6, Next, PagBank, Inter, Digio, entre outros.
  • Santander no cartão SX: anuidade isenta se fatura mensal for maior que R$100,00.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *