Publicidade

Amamentação: saiba tudo sobre o assunto

Amamentação: saiba tudo sobre o assunto

A amamentação pode ser um dos momentos mais alegres que você compartilha com seu novo bebê. Ele permite que você forme uma conexão mais profunda com seu filho, enquanto fornece os nutrientes vitais de que eles precisam para sobreviver, crescer e se manter saudável.

Publicidade

Mas, amamentar também pode ser estressante para mães de primeira viagem. Se você não tem certeza de como amamentar de forma eficaz ou está tentando decidir entre a amamentação e a alimentação com fórmula, não se preocupe. Nós estamos aqui para ajudar. Reunimos tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão sobre a amamentação, bem como informações e dicas para ajudar a tornar a amamentação mais bem-sucedida assim que você começar.

É importante lembrar que decidir amamentar é uma escolha pessoal e como você cria seu bebê, em última análise, depende de sua preferência. Além disso, lembre-se de que a amamentação é uma habilidade aprendida – uma jornada na qual você e seu bebê embarcarão juntos ao receber a mais nova adição à sua família.

O que você pode fazer antes de seu bebê nascer

Antes mesmo de seu bebê nascer, há algumas coisas que você pode fazer para se preparar e tornar sua experiência de amamentar mais tranquila quando o bebê chegar.

Publicidade

Invista no pré-natal – O pré-natal inclui a escolha de um médico para acompanhar sua gravidez e a realização de exames pré-natais. Isso pode ajudar a evitar um parto prematuro (bebês nascidos antes de 37 semanas de gravidez). Bebês prematuros tendem a ter mais problemas de amamentação do que bebês a termo.

Faça uma aula de amamentação – Muitas organizações e hospitais oferecem aulas de amamentação para ensinar o básico. 

Converse com seu médico – Discuta seu desejo de amamentar com seu médico para garantir que quaisquer lesões anteriores que você tenha ou quaisquer suplementos, medicamentos ou anticoncepcionais que esteja tomando sejam seguros para a amamentação. Seu médico também pode garantir que você possa amamentar o mais rápido possível após o parto, o que é importante para a primeira hora de vida do seu filho.

Converse com amigos – Converse com suas amigas sobre amamentação ou participe de um grupo de apoio à amamentação. Eles podem oferecer suporte e orientação se você tiver alguma dúvida.

Obtenha tudo o que você precisa – Compre tudo o que você precisa para amamentar, incluindo sutiãs, almofadas de mamilo, capas, travesseiros de amamentação, uma bomba tira leite, etc.

Dica profissional: a maioria das companhias de seguro de saúde cobrirá sua primeira bomba de mama gratuitamente.

Benefícios da amamentação para o bebê

O seu leite materno proporciona inúmeros benefícios para a saúde e o desenvolvimento do seu bebé. É perfeitamente adequado para fornecer os nutrientes que seu bebê precisa, bem como células, hormônios e anticorpos de combate a doenças que podem protegê-los de doenças.

Seu primeiro leite, chamado colostro, é considerado “ouro líquido” – não apenas por sua rica cor amarela, mas porque está repleto de nutrientes, anticorpos e ajuda o sistema digestivo dos recém-nascidos a crescer e funcionar adequadamente. Durante as primeiras uma ou duas semanas de vida do seu filho, o colostro se transformará em leite maduro contendo a combinação perfeita de gordura, açúcar, água e proteína que seu bebê precisa para crescer.

Publicidade

Proximidade física

O contato físico pele a pele durante este momento é importante para os recém-nascidos. Não só proporciona uma sensação de calor, conforto e segurança para o seu bebê, mas também aumenta a produção de oxitocina do seu corpo, um hormônio que ajuda a mantê-lo calmo e auxilia o fluxo de leite materno.

Benefícios da amamentação para a mãe

A amamentação também oferece benefícios para as novas mamães. Para começar, a amamentação permite que você satisfaça a fome do seu bebê imediatamente sem ter que se preocupar com mamadeiras, esterilizar bicos de mamadeira e misturar fórmula. Também pode fornecer benefícios à saúde, como reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2, certos tipos de câncer de mama e câncer de ovário. “Dar de mama” também pode levar à diminuição do sangramento pós-parto e ajudar o útero a retornar ao estado anterior à gravidez mais rapidamente.

O aleitamento materno também pode ajudá-la a perder peso após o parto, pois seu corpo consome calorias armazenadas durante a gravidez para usar na produção de leite. Nos primeiros três meses de vida do seu filho, seu corpo queima aproximadamente 800 calorias por dia durante a amamentação e queima ainda mais calorias nos três meses seguintes. Isso é especialmente útil para mulheres com diabetes gestacional que desejam retornar a um peso corporal pós-parto mais saudável.

→ Conheça os benefícios do parto normal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *