O que é Transição Capilar e como Fazer?
Ad
A transição capilar é um processo em que a pessoa decide abandonar qualquer tipo de química – por exemplo, relaxamento – para dar lugar ao seu cabelo natural, seja ele de qualquer curvatura. Ou seja, é o período entre a mudança de um tipo de textura de cabelo para outro.
Não é possível dizer um tempo exato para a transição capilar, pois isso dependerá da velocidade de crescimento do cabelo e do comprimento desejado. Levando em conta que o crescimento do cabelo é de aproximadamente 1 cm por mês, a transição pode levar mais de um ano.
Ad
No entanto, é muito importante entender que a transição de cada pessoa acontece de forma diferente. Por isso, é recomendável que você faça uma análise criteriosa do seu cabelo e defina o que é melhor para ele.
Transição capilar ou Big Chop?
Há duas maneiras de passar pela transição: aparar o cabelo periodicamente, removendo as químicas aos poucos, ou fazer o Big Chop!
Nenhuma modalidade é a única correta. Tudo depende da paciência e do senso estético da pessoa lidar com cabelos curtos ou com parte do cabelo liso e parcialmente natural.
Pode ser um processo longo e frustrante, mas é preciso prestar atenção no seu cabelo e intensificar os cuidados para que seu cabelo cresça forte e saudável.
Scab hair é um termo em inglês usado para definir o cabelo que nasce imediatamente após o término dos processos químicos. Este cabelo é mais áspero, muito quebradiço e sem definição. É uma consequência dos danos acumulados pelo couro cabeludo e pelos folículos após repetidos tratamentos químicos.
Mas não há motivo para se desesperar, pois é uma coisa passageira e o cabelo voltará a crescer da maneira original. Para acelerar a recuperação, é fundamental seguir um programa capilar que leve em consideração a hidratação, a umectação e a reconstrução profunda dos fios.
Estilo de penteados durante a transição capilar
Existem várias possibilidades de penteados para esse período. Tranças ou box braids, por exemplo, são uma excelente opção de penteado nessa fase, pois mantêm a raiz sob controle.
Os penteados no topo da cabeça, por sua vez, ajudam a mascarar a parte lisa e vão bem com qualquer formato de rosto. Vale também usar alguns acessórios, como lenços e tiaras, que mascaram a raiz e dão todo um estilo ao look.
Dicas extras para transição capilar saudável
Outro fator importante é seguir uma dieta que promova a saúde do cabelo, incluindo boas fontes de vitaminas do complexo B no cardápio, principalmente a biotina (vitamina B7), que é encontrada em alimentos como amendoim, nozes, tomate, gema de ovo, ovo, cebola, cenoura, alface e couve-flor.
Seque o cabelo com uma toalha de microfibra ou uma camiseta de algodão. NUNCA use uma toalha normal! Porquê? Simples! A toalha normal absorve muita água, e o cabelo cacheado precisa de água para secar lentamente para ser lindamente hidratante. Lembre-se: a secagem do cabelo é o que realmente faz a diferença e o difusor pode ser de grande ajuda, pois reduz o frizz. Você tem que usar esta ferramenta, que se conecta ao secador de cabelo, de baixo para cima. Retire a maior parte da água e deixe o resto secar naturalmente.
Agora que você já conhece as dicas para deixar o seu cabelo cacheado mais bonito, me conte nos comentários como você tem feito a sua transição e qual a dica especial que você quer deixar pra quem também está pensando em dar esse passo rumo a liberdade.
Você não precisa se sentir insegura com seu cabelo… todas nós temos nossa beleza particular e individual. Tenho certeza que depois dessas dicas, você irá se sentir mais tranquila.
Ad Você já deve ter ouvido por aí muitas teorias e mitos sobre os cabelos, e elas […]
Ver maisAd Você sabe como usar e quando usar o pré-shampoo? Confira as dicas. Para darmos início a […]
Ver maisAd Não é sempre que temos tempo e até mesmo dinheiro disponível para fazer aqueles penteados super […]
Ver mais