Como fazer Cronograma Capilar?
Ad
Você já ouviu falar em cronograma capilar?
Hoje, é uma das melhores técnicas para recuperação de forma mais eficiente dos fios. Além disso, também ajuda a ter um cuidado maior com os cabelos, deixando-os mais saudáveis e bonitos.
Ad
Separamos algumas dicas especiais que te ajudarão a entender um pouco melhor sobre o que é um cronograma capilar.
O QUE É UM CRONOGRAMA CAPILAR?
Um cronograma capilar é nada mais nada menos que uma rotina de cuidados com os cabelos, intercalando três tipos de cuidados: hidratação, nutrição e reconstrução.
Efetuando-o dessa forma é possível montar um tratamento personalizado de acordo com as necessidades que o seu cabelo possui, pois cada etapa do processo oferece benefícios específicos para cada tipo de cabelo.
Esse tipo de tratamento é muito importante principalmente para cabelos que que possui danos em relação a produtos químicos (como colorações, alisamentos etc) e que sofrem com excesso de calor (secador, chapinha, babyliss etc).
PARA QUAL TIPO DE CABELO ESSE TRATAMENTO É INDICADO?
Não existe um tipo de cabelo específico para realizar o cronograma capilar, todos os tipos são válidos e necessitam desse cuidado.
Ao escolher um cronograma capilar que se adeque às suas necessidades, é interessante que haja uma intercalação entre os produtos a cada semana. Depois de entender os reais benefícios de cada etapa desse tipo de cuidado, não existirá mais segredo em relação a como realizá-lo.
HIDRATAÇÃO
Esse é um dos tratamentos mais conhecidos, uma vez que é responsável por repor a água da fibra capilar que se perde um pouco todos os dias. Com ela, é possível devolver toda a maciez aos fios e tratar em relação ao ressecamento.
Um ponto importante a ser ressaltado é que essa etapa prepara o fio para que ele consiga receber da melhor forma possível todo o tratamento das outras etapas. Afinal, por mais que o seu cronograma capilar seja feito de forma simples, ele sempre trará resultados incríveis.
NUTRIÇÃO
Essa é uma fase onde se devolve todos os óleos naturais dos fios, através de cremes ou pela umectação (que é um tratamento à base de óleo vegetal). Nesta fase é possível proteger os fios em relação a sua perda de água e ao ressecamento.
A garantia de um cabelo hidratado, bonito e saudável se dá por conta da reposição dos lipídios do cabelo, ou seja, na devolução das glândulas sebáceas que são produzidas pelo couro cabeludo.
RECONSTRUÇÃO
Nesta etapa, o cabelo é profundamente restaurado com o auxílio de uma máscara reconstrutora. E isso acontece por conta da reposição de proteínas e da massa capilar, que se perdem no contato com químicas, fontes de calor e mudanças no clima.
Por ser um tratamento com muita eficácia em seu resultado, ele deve ser realizado com moderação, ou seja, não pode ser realizado com muita frequência, e apenas em fios extremamente danificados ou em estado elástico (nesses casos pode ser realizado semanalmente), diferente desta situação, o prazo indicado é a cada 15 dias apenas.
COMO MONTAR MEU PRÓPRIO CRONOGRAMA CAPILAR?
Depois de ficar por dentro do que é um cronograma capilar, e entender o que cada uma de suas fases fazem, é hora de aprender como montar o seu próprio tratamento e começar a cuidar com mais intensidade dos seus cabelos. Antes de qualquer coisa, faça um teste de porosidade.
Depois de conhecer a porosidade do seu cabelo, basta montar a sua tabela do cronograma de acordo com a necessidade que se encontra os seus fios. Mas não se esqueça, independente do nível de porosidade, a hidratação não pode faltar!
Ad Você já deve ter ouvido por aí muitas teorias e mitos sobre os cabelos, e elas […]
Ver maisAd Você sabe como usar e quando usar o pré-shampoo? Confira as dicas. Para darmos início a […]
Ver maisAd Não é sempre que temos tempo e até mesmo dinheiro disponível para fazer aqueles penteados super […]
Ver mais