Bebê engasgado: Saiba exatamente o que Fazer
Ad
O bebê está sujeito a engasgar em alguns momentos, como por exemplo ao se alimentar, mamar, tomar na mamadeira ou até mesmo com a própria saliva, que pode causar tosses e ficar com a Em casos como este, é importante que os responsáveis sigam algumas instruções para eliminar a causa do engasgo, fazendo com que o bebê consiga voltar a respirar normalmente. Em casos assim, o que deve ser feito é:
SOLICITAR AJUDA MÉDICA:
- Ligue rapidamente para o número 192, para que consiga solicitar uma ambulância, SAMU ou até mesmo os bombeiros, ligando para o número 193.
- Caso peça para que alguém ligue, continue observando se o bebê consegue respirar sozinho.
Mesmo que com dificuldade, se existir um mínimo sinal de respiração sequer, significa que as vias aéreas não se encontram completamente fechadas, e isso é bom. Se a criança começar a tossir, deixe-o tossir quanto tempo for necessário, e jamais tente tirar o objeto de sua garganta, pois pode fazer com que entre ainda mais profundo na garganta.
Ad
INICIE A MANOBRA CHAMADA HEIMLICH:
Essa manobra é responsável por retirar o objeto ou algo que esteja causando o engasgamento, e para realizá-la, deve se fazer o seguinte:
- Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;
- Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão em suas costas;
- Se mesmo não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar algumas compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos, e fazer respiração boca a boca enquanto espera pelo socorro.
COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ ENGASGADO?
Dentre os sinais que o bebê está engasgado, os mais comuns são:
- Respiração rápida ou ofegante;
- Tosse, espirro, ânsia de vômito ou choro durante uma refeição;
- Dificuldade ao respirar, lábios azulados ou vermelhidão no rosto;
- Esforço frequente para espirrar;
- Emitir sons incomuns em sua respiração;
- Tentar falar mas não conseguir emitir nenhum som.
A situação se torna um pouco mais grave em casos em que o bebê não consegue falar ou tossir, e nesses casos os sintomas mais comuns são pele azulada ou arroxeada, esforço para respirar de forma exagerada e até mesmo uma eventual perda de consciência.
Os casos mais comuns para o engasgamento dos bebês são em momentos que estão se alimentando, mas se o seu bebê engasgar de forma frequente, mesmo que seja com a saliva, ou até mesmo quando dorme ele pode estar com alguma dificuldade para engolir, o que é causado devido à alguma alteração neurológica e isso deve ser acompanhado com um especialista para que possa ser identificado e tratado com eficiência.
Ad A amamentação pode ser um dos momentos mais alegres que você compartilha com seu novo bebê. […]
Ver maisAd Você sabe exatamente o tempo certo pra soneca do seu bebe acontecer? Confira. Papais e mamães […]
Ver maisAd Você já deve ter ouvido que colo de mãe vicia e recebido as recomendações para não […]
Ver mais