Publicidade

Como acabar com a celulite em casa

Como acabar com a celulite em casa

As causas que causam a celulite são de vários tipos e também dependem da sua idade. Mas como prevenir e remediar para se livrar dessa imperfeição irritante?

Publicidade

O que é celulite?

A celulite é uma  mancha na pele  que afeta a maioria das mulheres desde a idade fértil e até mesmo no período da menopausa. Sua característica mais evidente é aquela incômoda e inestética  pele “casca de laranja”  que, nos casos mais marcantes, pode ser motivo de grande desconforto e constrangimento para as mulheres.

Quando o tecido adiposo se acumula na camada subcutânea, devido a diversos fatores (que dependem da idade e do estilo de vida),  até mesmo a água presente na pele fica retida, dando origem ao que é comumente chamado de “celulite”. 

A celulite, portanto, nada mais é do que  o resultado da má circulação  que ocorre nas partes do corpo onde a gordura e a água tendem a se acumular. Na verdade, a celulite é causada por uma  disfunção da chamada microcirculação.

Publicidade

Fases da celulite

De acordo com a gravidade da situação,  distinguem- se 3 fases diferentes da celulite:

  • Edematosa: a primeira fase é a de retenção de água em que os líquidos ficam retidos nas áreas clássicas onde se acumula a celulite;
  • Fibrosa: na segunda fase começa a notar-se o aspecto característico de “casca de laranja”;
  • Esclerótica: no terceiro e último estágio a pele tem uma consistência dura e apresenta macro-nódulos que causam dor ao toque.

Para saber quais são as causas e os remédios para a celulite, é importante  diversificar os casos de acordo com as faixas etárias. Desta forma  fica mais fácil estudar o tipo de celulite e identificar os  tratamentos corretos para obter resultados satisfatórios.

O que causa a celulite

Desde  fatores  genéticos  hereditários  até aqueles relacionados à alimentação e hábitos de vida. Elas podem existir por várias causas, por vezes difíceis de identificar.

A microcirculação, a retenção de água e a camada adiposa da pele são os três elementos básicos da formação desta imperfeição.

Outros fatores que podem afetar o aparecimento dizem respeito  a hábitos comportamentais, nutrição e hábitos de vida em geral.

A  falta de exercício físico,  por exemplo, provoca uma desaceleração do metabolismo que causa excesso de peso e aumento das gorduras da pele; da mesma forma,  uma alimentação incorreta  com consumo excessivo de sal e alimentos gordurosos e má hidratação também podem contribuir para o agravamento dessa condição.

Outros fatores de risco são o estresse,  que aumenta os níveis de cortisol e aumenta a retenção de água e  o tabagismo, pois aumenta os radicais livres.

Elimine a celulite com a dieta certa

A ciência ainda não desistiu da celulite
Como acabar com as tão temidas gordurinhas

Existem alguns alimentos que ajudam a combater a celulite mais do que outros e outros que, por outro lado, favorecem o seu aparecimento.

Uma dieta rica em frutas e vegetais ajuda a combater a celulite, mas acima de tudo, abacaxi, pepino, melancia e erva-doce são alimentos anti-celulite.

Por outro lado, quais são os alimentos a serem eliminados? Todos aqueles ricos em gorduras animais e sal, bebidas alcoólicas, bebidas açucaradas com adição de dióxido de carbono. 

A dieta contra a celulite também deve levar em consideração quaisquer desequilíbrios hormonais e vasculares que possam estar na base do distúrbio, sempre com a orientação de um especialista.

Elimine as celulites com esporte

Reduzindo forma realista com boa alimentação e exercícios
Reduzindo de forma realista com exercícios em casa

A atividade física é um dos remédios mais eficazes para eliminar a pele com aspecto ondulado e granuloso. Um treino adequado para combater, mas deve combinar atividade aeróbica com exercícios específicos que atuem em áreas críticas.

Publicidade

Em relação à intensidade, frequência e duração do treinamento, não é possível estabelecer uma regra universal, pois depende muito da idade e das condições de saúde do indivíduo, porém, com certeza, deve-se dedicar-se à atividade física pelo menos algumas vezes. por semana.

Além disso, em geral, é uma boa ideia adotar hábitos de vida diários saudáveis ​​e anti-sedentários, como, por exemplo, subir as escadas ou andar menos de carro. 

Elimine o aspecto casca de laranja com massagens

drenagem linfática
Massagem (drenagem) ajuda a remover o aspecto de casca de laranja

Se você também sofre com esse aspecto de casca de laranja já pensou, pelo menos uma vez, em recorrer a massagens. 

As massagens realmente ajudam, mas para serem realmente eficazes devem ser combinadas com todos os outros remédios mencionados acima. 

A massagem circulatória (drenagem) visa melhorar a circulação sanguínea e atua diretamente nos tecidos para promover o retorno sanguíneo, venoso e linfático. É muito importante, no entanto, contar com mãos experientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *