Soneca do bebê: Quanto tempo pode durar?

Você sabe exatamente o tempo certo pra soneca do seu bebe acontecer? Confira.

Papais e mamães não vêem a hora de seus pequenos dormirem para poderem trabalhar, descansar ou até mesmo fazer tarefas simples como lavar uma louça ou tomar um banho, já que bebês e crianças pequenas demandam toda a atenção do mundo.

Mas existe uma dúvida comum em relação ao sono dos pequenos: por quanto tempo e quando essa soneca deve acontecer? E nesse artigo, sanaremos essa dúvida.

Quanto tempo deve durar a soneca do meu bebê?

A soneca diurna é tão importante quanto o sono noturno, pois é ela quem auxilia na disposição e bem-estar da criança durante o dia e também no seu sono a noite.

Bebês recém-nascidos e até os 12 meses costumam dormir mais e não dormem em horários regulados. É comum pessoas dizerem que bebês até os 4 meses dormem o tempo todo.

Isso porque seu sono é de cerca de 16 a 17 horas por dia. Conforme a criança for crescendo, começa-se a criar um padrão de sono, onde a criança começa a acordar mais de dia e dormir mais à noite, com horários mais premeditados.

Como evitarCólica de BebêConheça os sintomas e como evita-los.Confira AgoraVocê será redirecionado ao mesmo site

É importante nessa idade já começar a criar uma rotina de sono, observando quando a criança está com sono para niná-la e criar um padrão de horários para isso.

Quanto maior a criança, menos tempo ela dormirá durante o dia. Um bebê de 12 meses, por exemplo, já estará tirando sonecas de 2 a 3 horas divididas por 1 a 2 sonecas durante o dia.

Crianças pequenas de 2 a 3 anos já costumam tirar cochilos curtos pela manhã e mais longos no período da tarde, geralmente após o almoço.

Nessa idade é importante começar a transição de 2 sonecas para uma durante o dia, a fim de que duas sonecas não interfiram no sono da noite. Essa soneca deverá ocorrer no meio do dia, por volta das 12:00hrs.

Crianças em fase escolar, dos 4 a 5 anos costumam tirar uma soneca ou até mesmo nenhuma, pois estão em uma fase ativa de descobrimento do mundo, brincadeiras, e acabam por não tendo sono ou se recusando a cochilar.

As crianças que cochilam, costumam dormir por volta de 13:00hrs, e dormem a noite por volta de 20:00hrs até o outro dia pela manhã.

É importante que se crie uma rotina para a criança dormir um pouco após o almoço, ou criar ao menos um momento de pausa, para que a criança entenda que deve descansar um pouco durante o dia. Mas, será fácil identificar quando seu pequeno está pronto para parar com os cochilos matinais.

Seu filho começará a ficar bem durante o dia, e não ficará molengo ou de mau humor no fim do dia por não ter tirado seu cochilo.

Após os 6 anos, se inicia a fase escolar de aprendizado, e se a criança estudar pela manhã, provavelmente tirará um cochilo após o almoço, geralmente de 2 horas seguidas.

E se estudar no período vespertino, provavelmente não acordará tão cedo, estendendo o sono da noite, ou se a escola permitir, acordará cedo mas terá uma soneca no período da tarde de +/- 01:30hrs dependendo da instituição

Crianças desde o nascimento estão evoluindo e crescendo, e dormir faz parte disso. Quando a criança dorme, ela absorve as informações obtidas durante o dia, sendo o cochilo uma importante ferramenta para o bom desenvolvimento da criança, ajudando na memória, foco, regulação emocional e aprendizado.

Posted and reviewed Lorena Maternidade on 25/04/2022
You might also like
Amamentação: Saiba tudo sobre o assunto Amamentação: Saiba tudo sobre o assunto

A amamentação pode ser um dos momentos mais alegres que você compartilha com seu novo bebê. Ele permite que você forme uma conexão mais profunda com […]

Keep reading
Colo de mãe vicia: Mito ou Verdade? Colo de mãe vicia: Mito ou Verdade?

Você já deve ter ouvido que colo de mãe vicia e recebido as recomendações para não deixar seu bebê muito tempo no colo. Mas, será que […]

Keep reading
Quando devo Dar Fórmula Para o meu Bebê? Quando devo Dar Fórmula Para o meu Bebê?

Apesar do leite materno ser perfeito para o seu bebê, em casos de impossibilidade é possível e necessário ser substituído por algumas fórmulas lácteas, e não […]

Keep reading